sexta-feira, 16 de abril de 2010

INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR





A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.

Houve época em que era necessário justificar a introdução da Informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância. Entretanto o que vem sendo questionado é da forma com que essa introdução vem ocorrendo.

Com esse artigo pretendo discutir alguns pontos, de suma importância, que possam gerar uma reflexão sobre a introdução da Informática na escola, como: o ser humano e a tecnologia, Informática x currículo, o processo de introdução da Informática, a função do coordenador de Informática.

ECP Cyro Sosnosky é presenteada com materiais escolares


Na tarde de terça-feira, a Escola Parque Cidadã Cyro Sosnosky recebeu a visita de profissionais e alunos do Senai de Chapecó. A intenção foi entregar à escola agasalhos e materiais escolares arrecadados durante gincana realizada com os novos alunos.

Conforme o professor dos cursos de Aprendizagem Industrial e Técnicos, Rodrigo Losina, aproximadamente 700 alunos participaram da gincana, doando alimentos, agasalhos e materiais escolares como cadernos, tesouras, lápis, borrachas e mochilas.

João Elfe e Andréia Bueno, alunos da turma que mais arrecadou donativos, também participaram da entrega e para eles esta ação é mais que doar “é se sentir bem porque sabemos que quem receber fará bom uso do material”, disse João.

A gestora da EPC Cyro, Iara Tibourski, lembra que a escola oferece uma grande estrutura aos mais de 600 alunos, mas reconhece que as necessidades das famílias são muitas e a maioria não tem condições de adquirir o material escolar. A escola fornece os materiais aos alunos, mas ficamos muito felizes e agradecidos quando recebemos estas doações. Sempre são bem vindas, conclui a gestora.


Prefeitura inaugura segunda Escola Parque do município










Em 24/03/2009

As crianças do município de Chapecó vão dispor de um espaço mais equipado e cômodo para a realização das tarefas escolares a partir desta semana. Na próxima quarta-feira (25), a Secretaria de Educação, inaugura a Escola Parque Cyro Sosnosky, localizada no loteamento Vale das Hortências, no bairro Efapi.

A nova unidade vai atender 577 alunos em período integral, distribuídos em duas turmas de educação infantil (pré-escolar) e mais 19 de primeira a quinta série. Todas as crianças vão ter a disposição diversos espaços de vivência no contra-turno, como: biblioteca; literatório; brinquedoteca; música e canto; rádio escola; atelier de artes; planetário; dança; capoeira; educação física; teatro; aulas de inglês e espanhol; laboratórios de informática, ciências e matemática, além de uma sala de recursos multifuncional.

A Escola Parque foi totalmente reformada. No total, foram construídas 10 novas salas de aula, além de uma cozinha industrial com refeitório para 300 crianças; banheiros para alunos e professores; um ginásio de esportes com vestiários e banheiros, o primeiro ginásio da comunidade; anfiteatro; espaço para estudo ao ar livre com bancos e mesas de concreto; portal de entrada da escola e guarita dos vigias; manutenção e pintura dos espaços já existentes. O recurso investido na obra foi de R$ 1.491.092,81 (um milhão quatrocentos e noventa e um mil, noventa e dois reais e oitenta e um centavos).

Segundo a Secretária de Educação, Astrit Tozzo, a primeira unidade da Escola Parque, instalada no bairro São Pedro, antigo CAIC, já trouxe inúmeros resultados positivos, como a melhora na qualidade da aprendizagem dos alunos, bem como a atenção e interesse nos estudos. Para o Prefeito João Rodrigues, a inauguração da segunda Escola Parque no município representa o crescimento da educação chapecoense e a oportunidade das crianças realizarem outras atividades na escola. “Além das disciplinas tradicionais, o nosso aluno pode aprender teatro, desenho, pintura, receber aulas de rádio, praticar diversas modalidades esportivas, além de ler, contar e ouvir histórias e brincadeiras. Assim, vamos ter uma escola que educa, ensina e diverte nossas crianças”, completa.

Mas, os investimentos em educação no município não param por aí. Já está em estudo a construção de uma terceira Escola Parque, provavelmente a ser implantada no bairro Santa Luzia.


A Escola Parque

A Escola Básica Municipal “Vila Páscoa”, hoje Escola Parque Cidadã Cyro Sosnosky, teve sua origem como extensão da Escola Básica Municipal “Fedelino Machado dos Santos” que no ano de 1998 aumentou o número de matrículas, não comportando mais todas as crianças matriculadas naquele ano letivo.

Para resolver o problema da E.B.M. Fedelino Machado dos Santos, a Prefeitura Municipal de Chapecó, através da Secretaria de Educação, alugou o Pavilhão Comunitário do Loteamento Thiago, onde foram colocadas seis turmas de 1º e 2º ciclos, sendo 3 turmas no período matutino e 3 no vespertino. A tentativa de solucionar o problema não deu certo, porque a comunidade passou a reivindicar o pavilhão para o uso e realização de eventos comunitários.

Nos últimos 10 anos, a escola passou por diversas ampliações, principalmente no número de salas de aula e de crianças atendidas. A partir do inicio do ano letivo de 2007, a escola passa a atender apenas alunos de Educação Infantil (pré-escolar), de 1ª à 4ª séries, EJA e extensão de curso de 2º grau da EEB Tancredo Neves, sendo que os alunos das 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental passam a ser atendidos por outras instituições escolares da região, em virtude de projetos e preparação da EBM Vila Páscoa para se tornar em 2008 Escola Parque Cidadã, com o objetivo de atender os alunos em horário integral.

Em 2009, segundo a portaria da SED 001/2008 que regulamenta a nomenclatura do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação, a escola passa a atender alunos de 1ª à 5ª séries do ensino fundamental, organizado em 09 anos conforme estabelecido pelo MEC.